Busca de Produtos



PRODUTOS
Introdução a CLP / PLC
Cód.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Pagina
Mais Detalhes do Produto

História dos Controladores Lógicos Programáveis

          O Controlador Lógico Programável ( C.L.P. ) nasceu praticamente dentro da indústria automobilística americana, especificamente na Hydronic Division da General Motors , em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controla de painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro. Foi preparada uma especificação que refletia as necessidades de muitos usuários de circuitos à reles, não só da indústria automobilística, como de toda a indústria manufatureira.

          Nascia assim, um equipamento bastante versátil e de fácil utilização, que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais os setores industriais e suas aplicações.

          Desde o seu aparecimento, até hoje, muita coisa evoluiu nos controladores lógicos, como a variedade de tipos de entradas e saídas, o aumento da velocidade de processamento, a inclusão de blocos lógicos complexos para tratamento das entradas e saídas e principalmente o modo de programação e a interface com o usuário

          Este equipamento foi batizado nos Estados Unidos como PLC (Programable Logic Control), e este termo é registrado pela Allen Bradley ( fabricante de CLPs).

          Definição segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) - É um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais.

          Definição segundo a Nema (National Electrical Manufacturers Association) - Aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para o armazenamento interno de instruções para implementações específicas, tais como lógica, seqüenciamento, temporização, contagem e aritmética, para controlar, através de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos.

Vantagens do Uso De Controladores Lógicos Programáveis

- Ocupam menor espaço;

- Requerem menor potência elétrica;

- Podem ser reutilizados;

- São programáveis, permitindo alterar os parâmetros de controle;

- Apresentam maior confiabilidade;

- Manutenção mais fácil e rápida;

- Oferecem maior flexibilidade;

- Apresentam interface de comunicação com outros CLPs e computadores de controle;

- Permitem maior rapidez na elaboração do projeto do sistema.

Aplicação dos CLP's na Indústria

Controle com CLP

- Máquinas industriais (operatrizes, injetoras, têxteis, calçados);

- Equipamentos industriais para processos (siderurgia, papel e celulose, pneumáticos, dosagem e pesagem, fornos, etc);

- Controle de processos com realização de sinalização, intertravamento, etc;

- Aquisição de dados de supervisão em fábricas, prédios inteligentes etc.